sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

TUDO SOBRE A VÓ TINA (entrevista sobre a minha avó materna)

 (minha avó Tina e eu em 2014).



  1. Nome completo: Juventina Oliveira da Silva
  2. Data de nascimento: 13/11/1938.
  3. Cidade onde nasceu: Na roça de São Luíz e Catuçaba, "Campo Grande"-SP.
  4. Nome completo de sua mãe: Maria Cândida de Oliveira Monteiro.
  5. Nome completo de seu pai: Antônio Monteiro Oliveira.
  6. Grau de escolaridade: 1ª série.
  7. Como era a sua escola?
    Muito longe, passava por perto de gados, saía de casa 8h e chegava na escola às 10h.
  8. Com o que já trabalhou?
    Na roça eu trabalhava com costura.
  9. Qual a sua melhor lembrança da infância?
    Quando era solteira. Ia em festas a noite na roça, gostava da fogueira. Eram festas de santos.
  10. Melhor lembrança do local onde morava:
    No Campo Grande os parentes moravam perto e se davam bem. Tinha bastante amizade com eles.
  11. Como conheceu o Vô Zezé?
    O cunhado dele era como um cigano, estava sempre mudando e colocou venda na roça que eu morava. E lá o seu vô trabalhava.
  12. Teve outros namorados antes do Vô Zezé?
    Tive três. O Aristides, meu pai não gostava porque ele bebia e não trabalhava. O Antônio Teixeira, que foi embora para longe e não pudemos ficar juntos. E o Celestino, mas era viúvo "novo" e queria casar comigo quando eu ainda tinha 16 anos, eu não quis.
  13. Com que idade teve seu primeiro filho?
    Com 18 anos, os gêmeos (Tio Zé e Tio Antônio).
  14. Gostou de sair da roça e ir morar na cidade?
    Não. Me arrependo até hoje. Gostava muito da roça, era um lugar sossegado.
  15. Em quais cidades a senhora já morou?
    Campo Grande. Um outro sertão que não lembro o nome. Taubaté. Cruzeiro. Mas gostava mais de Taubaté.
  16. Qual era o seu sonho e qual é seu sonho agora?
    Era passear bastante. Sair bastante de casa, enquanto solteira. Hoje meu sonho é morar em outra casa.
  17. Quem era seu parente mais próximo?
    Meus primos.
  18. Que local gostaria de visitar ou conhecer?
    Ubatuba. Pois gostei da praia, tinha uns 15 anos quando fui a 1ª vez.
  19. Qual é a sua maior saudade?
    Do meu Campo Grande.
  20. O que significa a palavra AMOR para a senhora?
    A família!
  21. Se pudesse voltar no tempo, o que a senhora mudaria em sua vida?
    Ficar solteira de novo (risadas).Ter saúde!
  22. Conte histórias marcantes sobre a roça:
    ~ Tive um resfriado forte aos 16 anos. Fiquei 5 dias na cama. Deu uma dor forte na minha cabeça. O médico disse que era sinusite. Fiz muitos tratamentos. Depois de 2 anos sumiu a dor de cabeça;
    ~ Casei com 17 anos, aos 18 tive os gêmeos e fiquei mais dias na cama. Minha mãe e minha tia cuidaram das crianças;
    ~ Vim para Cruzeiro quando já tinha 5 filhos;
    ~ Pra chegar no Campo Grande tem que passar por São Luíz do Paraitinga, Catuçaba e Cachoeirinha.
  23. Curiosidades:
    ~ A Maria, irmã do seu avô Zezé, me disse que ele já bebia antes de me conhecer.
    ~ Gostava de pescar com a peneira, a vara e o anzol e nadar atoa.
    ~ Quebrei a cartilagem do nariz porque escorreguei na pedra do rio.
    ~ Quando fui pescar camarão, saiu uma cobra na peneira, eu nunca mais quis entrar no rio.
    ~ Eu tinha bastante amigos. Minha prima Judith Monteiro era minha amiga mais legal, mas perdi notícias dela.
    ~ Meus filhos mais quietinhos são o Zé e a Marina. (sobre dar trabalho à ela).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário